quarta-feira, 12 de maio de 2010

Agressividade extrema leva a derrota injusta...

Campeonato Distrital de Escolas A - IIIª Fase - Série Única - 5ªJornada –08/05/10
Vitória de Setúbal x FC Barreirense - 2 x 1
A equipa do FC Barreirense alinhou da seguinte forma:1 -Moises Solposto , 2 –Ivan Sanchez, 3 -Rodrigo Pendão , 4 -Samuel Soares, 5 -Alexandre Correia, 6 –João Sanguessuga , 7 – Tiago Ribeiro (Cap), 8 – Rafael Bernardo, 9 - Tiago Rebelo, 10 - Diogo Silva, 11 – Rodrigo Grilo, 12 - Tiago Baião

Equipa inicial: 1 - Moises Solposto, 3 - Rodrigo Pendão, 5 – Alexandre Correia, 6 – João Sanguessuga,7 – Tiago Ribeiro (Cap), 8 – Rafael Bernardo, 9 – Tiago Rebelo



Debaixo de um temporal uma derrota injusta...

Num clima que era igual para as duas equipas, chuva e vento fortissimos, num campo sintéctico que mais parece um tapete gasto impróprio para se jogar futebol também igual para as duas equipas, o que conseguiu desiquilibrar o jogo foram dois factores: a pressão externa quer do publico afecto ao vitória, quer do banco e dos responsaveis do vitória que durante todo o jogo pressionaram o árbitro, fazendo com que este deixasse de ter uma arbitragem imparcial começando a acumular erros para o lado do FC Barreirense fazendo com que o tapete parecesse estar inclinado. o Segundo factor foi aliado aos erros do árbitro, a extrema agressividade e chamo-lhe até violência dos jogadores do vitória que fez com que a 15 minutos de terminar o jogo no banco de suplentes do FC Barreirense estivessem 4 jogadores gravemente lesionados (Tiago Ribeiro 2 pisões nas costas, Diogo Silva entrada a pés juntos ao joelho, Rodrigo Pendão pontapé na cabeça e Tiago Rebelo pontapé no joelho) e 1 jogador limitado em campo João Sanguessuga (entrada a pés juntos ao joelho) isto tudo com a anuência do árbitro sendo que somente marcou faltas contra a nossa equipa.


Não quero dizer com isto que sem estes factores o Vitória não nos pudesse ganhar, até poderia ser, o jogo seria mais justo, agora com todos estes factores era impossivel termos saido com um bom resultado de Setúbal.


Resumindo um jogo que na primeira parte foi dominado pela nossa equipa, marcando primeiro e tendo mais duas ou três oportunidades para marcar que falhámos. Com este dominio começou a pressão incorrecta dos responsaveis vitorianos, bem como ameaças físicas do publico do vitória ao árbitro. Veio a segunda parte, as inúmeras lesões já explicadas anteriormente, dois livres à entrada da área (um deles sem nenhuma falta) que deram golo para o vitória. Refiro também que o marcador dos golos do Vitória foi quem deixou "KO" o Diogo e o Rodrigo com entradas que o árbitro nem falta marcou.



A nossa equipa com todas estas contrariedades também acusou os acontecimentos, jogadores que se intimidaram com a violência contrária, que perderam o discernimento para realizar o que estava planeado, não pensando o jogo saido fora da estratégia de jogo.

Outra situação que por vezes me tenho deparado é a extrema pressão que por vezes parece que alguns jogadores têm, não disfrutando do jogo. Digo e repito, não pode haver pressão negativa em crianças de 11 anos, deixem os miudos disfrutar, deixem os miudos jogar, deixem os miudos errar... Relembro que eles estão no inicio dum longo caminho que tem que ser trilhado sem grandes pressões, com alegria e companheirismo, sabendo o que é um grupo e o que são objectivos comuns...
Esta semana descansamos e no dia 22 jogamos fora contra o Monte da Caparica.

Por fim um desejo de todos e meu em particular, as melhoras de um dos nossos capitães o Gonçalo Mota... Miúdo para ti somente um desejo põe-te bom...

Carlos Fernandes
Coordenador Técnico do Futebol Formação

1 comentário:

  1. Um olá a todos.
    Ao ler os comentários de Mister Carlos ao jogo com o Vitória de Setúbal, quero aqui também eu que assisti ao jogo, deixar um comentário agressivo. Há de facto pais e avós, porque eu constatei isso mesmo, que durante quase todo o jogo incitavam à violência crianças de 10/11 anos, filhos e netos deles mesmo?? Os miúdos não têm culpa os graúdos esses sim deveriam ficar em casa a ver telenovelas e deixarem as crianças brincarem, a gozarem a idade deles, a divertirem-se com aquilo gostam de fazer jogarem futebol.
    Que todos os lesionados recuperem bem, para que no proximo dia 22 possam continuar na senda dos éxitos, em prol do F.C.Barreirense e da Cidade do Barreiro.
    Cumprimentos
    H.Assunção

    ResponderEliminar