quinta-feira, 10 de junho de 2010

Adeus...

È com esta tão simples palavra que começo por me despedir deste ciclo de 4 anos que passei no FC Barreirense. Afinal sempre é verdade, o Carlos Fernandes vai mesmo sair do FC Barreirense no final da época.
Vou sair sem destino traçado, porque iniciei conversações com a direcção do FCB apresentando um projecto vertical para a formação do clube que visava dar seguimento ao trabalho de referência que tem sido feito ao longo dos 2 anos de existência da Academia. Deste projecto optei por não abdicar de nenhum ponto pois só assim é que o clube poderia seguir um rumo de renascimento e de prosperidade. A direcção não teve condições para aceitar o meu projecto e por isso e só por isso é que estou de saída.

O Clube não acaba com a minha saída, que muito me tem custado aceitar, e só aqueles que me são mais próximos sabem o pesadelo que têm sido os últimos dias, mas espero que pelo menos tome o rumo certo. Há muita coisa que tem que mudar no futebol deste clube centenário. Desde a própria academia que tem que ser muito mais profissional e não se pode dar ao luxo de ter assalariados que em nada contribuem para o bom funcionamento da mesma muito pelo contrário, directores que em vez de remarem para o futuro, funcionam como no passado e estão lá essencialmente para o escárnio e mal dizer, o aparecimento do Campo de futebol 11 é fundamental para que o futebol de 11 não morra, o melhoramento das infraestruturas existentes e o mais essencial o VALORIZAR a componente humana que lá trabalha e sem dúvida que nós temos dos melhores profissionais do mundo.
Que a minha saída sirva para abanar estruturas e que o futuro seja muito mais do que aquilo que é o presente…
Não posso deixar de agradecer a todos os que comigo privaram nestes 4 anos de FCB e 2 de Academia.
A primeira palavra vai para o meu braço direito e confidente o Ricardo Bolinhas, para ti MUITO OBRIGADO.
À minha familia pelas horas que lhes roubei em prol do clube, não presenciando momentos que jamais se repetirão...
Para os directores que mais directamente trabalharam comigo (Francisco, Hugo, Brizida, Barrocas, Rui Pedro) vocês foram o suporte essencial para o trabalho desenvolvido.
Os Treinadores que comigo trabalharam, sem vocês nada do que se passou essencialmente na NOSSA ACADEMIA seria possível. Somos nós os principais responsáveis pela referência que neste momento somos a nível distrital e nacional.
Aos pais e amigos, obrigado por tudo pois vocês são parte integrante e essencial para o funcionamento de uma família, a família Barreirense.
Às direcções (anterior e actual) obrigado por me terem deixado trabalhar estes anos no clube, espero que o futuro do clube seja o mais risonho possível.
Por fim ao mais importante AOS MEUS JOGADORES ÁS MINHAS CRIANÇAS… Foram vocês a principal razão do meu trabalho, era por vocês que sacrificávamos toda a semana para vos proporcionar momentos inesquecíveis. Momentos que me marcaram e nunca esquecerei, vitórias e mais vitórias, ver que vocês crescem não só na vossa forma de jogar mas também no vosso crescimento humano, lágrimas de felicidade e que me marcarão para sempre. Há grupos que me fizeram ter força todos os dias para cada vez mais ser melhor. As duas equipas de Escolas A (Campeãs Distritais 2008/2009 e 2009/2010), Selecção de 2002 e de 2003 (2009/2010) para sempre ficarão no meu coração… Bem como todos os outros meninos e meninas que passaram nos nossos campos…
Para todos um grande ABRAÇO…
ADEUS … e Até Já…
Carlos Fernandes

10 comentários:

  1. A vida é feita de encontros e desencontros e por vezes a vontade de alguns sobrepõe-se á vontade de todos, foi/é um prazer conhecer e privar contigo Carlos Fernandes, homem, treinador e fazedor de meninos/homens, e muitas vezes (tantas) educador de adultos e adeptos da bola de uma forma subtil e sarcástica, mas com a elevação e fair play de um homem educado e generoso com quem aprendi o lado bom da bola.Um grande e sincero abraço, um grande obrigado, sorte e quem sabe um até breve!!!

    Sérgio Palaio

    ResponderEliminar
  2. Gostava muito que este “Até já” não existisse. O Barreirense não morre nem ninguém é insubstituível, no entanto tenho a certeza absoluta que ficamos todos mais pobres por perder-mos alguém que soube sempre ser mais que um treinador dos nossos filhos, foi um amigo, uma referencia. É triste ver nos seus rosto dos nossos miúdos as lágrimas na hora de partida. As crianças para bem ou para o mal, não mentem são puras, não tem os vícios e a maldade dos adultos, mesmo que doa são directos e acutilantes dizendo sempre o que lhes vai na alma, as lágrimas dos nossos miúdos são portanto muito sentidas e com as lágrimas deles sofremos todos nós.
    “Até já” Mister Carlos Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Mister Carlos Fernandes:
    De facto é com certa mágoa que o vejo abandonar um projecto que foi iniciado á seis anos, no antigo Campo da Verderena, onde os seus meninos/crianças "comiam" o pó do Verão e a lama no Inverno. O Prof. foi o grande dinamizador da Academia, para que estes e outros meninos com melhores condições de trabalho podessem progredir naquilo que gostam de fazer jogar/brincar futebol envergando orgulhosamente as cores do seu F.C.Barreirense.Deixa obra feita, outros virão para a continuar.
    A decisão está tomada, as razões apresentadas, nada a fazer.
    Um até breve...
    Um abraço
    H.Assunção

    ResponderEliminar
  4. MISTER CARLOS, COMO SABE O RAFA COMEÇOU OS PRIMEIROS PASSOS NESTE MUNDO , [POR VEZES TÃO COMPETITIVO] CONSIGO AINDA COM TENRA IDADE, 5-6 ANOS. DEPOIS INGRESSOU NAS ESCOLINHAS DO SPORTING E REGRESSOU AO BARREIRENSE MUITO EM PARTE , POR SI. DAÍ, QUE APESAR DE NÃO TER DERRAMADO LÁGRIMAS SEI A TRITEZA COM QUE "DESABAFOU" EM CASA...COMO PAIS, AGRADEÇEMOS O TEMPO QUE DISPENSOU AO NOSSO FILHO, A CONFIANÇA QUE DEPOSITOU NELE E ACIMA DE TUDO,A FORMA CORDEAL COMO SEMPRE NOS TRATOU A NÓS, PAIS DO RAFAEL. INFELIZMENTE NÃO SE DÁ MÉRITO A QUEM MERECE, A QUEM DÁ PROVAS DO SEU VALOR...OBRIGADO POR COMPLEMENTAR O NOSSO TRABALHO...EDUCAR. PARABÉNS MISTER E COMO A ESPERANÇA É A ÚLTIMA A MORRER...

    PAIS E RAFAEL BERNARDO

    ResponderEliminar
  5. Mister Carlos, é com muita tristeza que o vemos deixar em mãos alheias um trabalho por si começado e que tinha pernas para caminhar. Tal como aconteceu com outros meninos, também o nosso filho iniciou a aprendizagem no Barreirense, no velhinho pelado da Verderena e foi com orgulho que o vimos continuar na Academia pela mão do mesmo Mister.
    Embora com espirito rebelde e teimoso o nosso filho foi aprendendo o Futebol e as lições de vida que lhe foram lecionadas, por isso não queremos deixar de lhe agradecer todo o seu esforço e paciência que teve para com ele bem como para outros tantos como ele. Temos a certeza que será uma grande perda para todos os meninos desta Academia , desejamos que para onde quer que vá continue a ser a pessoa íntegra que têm demonstrado ser até hoje e continue o bom trabalho em prol do Futebol, que todos lhe irão agradecer e recompensar.
    Um grande abraço e aquele até breve.
    MIGUEL VIEIRA E FAMÍLIA.

    ResponderEliminar
  6. Mister Carlos é com muita tristeza que o vemos deixar em mãos alheias um projecto por si iniciado e que tinhas pernas para caminhar em passos largos. O nosso filho começou no velhinho pelado da Verderena sob a sua alçada e transitou para a Academia onde ainda está.O espirito rebelde e teimoso que tinha foi aos poucos desaparecendo,fruto de uma boa aprendizagem lecionada pelo Mister Carlos e também pelo Mister Bolinhas,seu actual treinador.Apenas quero deixar um MUITO OBRIGADO e Boa Sorte para o que o futuro lhe reservar.
    MIGUEL VIEIRA E FAMILIA

    ResponderEliminar
  7. Carlos,

    Muito obrigado por tudo o que nos proporcionaste esta época, falo em meu nome e da minha familia. O meu especial agradecimento por teres treinado o meu filho, e teres feito dele mais responsável e mais competitivo, do que ele já era,ou seja,"mais Homemzinho". Foste um treinador, amigo e um educador de muito valor para estes pequenos, grandes miúdos. É com muita tristeza que vejo, que nem sempre dão o devido valor às pessoas...

    Felicidades
    Pedro Mota e Gonçalo Mota

    Carlos, também eu(mãe do Gonçalo),não podia deixar de proferir algumas palavras, neste momento de "tristeza" para todos nós, não me vou alongar no discurso, pois muita coisa já foi dita, somente digo isto:
    "As pessoas que eu mais admiro são aquelas que nunca se acabam".
    Carlos, estas palavras (minhas, do Gonçalo e do Pedro),não significam um adeus mas sim um "até já".
    Muito obrigado e muito sucesso.

    Ana Cristina Mota.

    ResponderEliminar
  8. Mister Carlos,
    Há 6 meses o Tiago juntou-se à equipa. Mais uma vez, mudava de clube e de treinador, algo a que ele estava habituado, e fazia sem qualquer dificuldade. A maneira como ele reagiu à noticia da sua saída, define a importância que o Mister tem para estes miúdos quer seja como treinador, amigo ou educador. Continue assim, para onde for porque esse, é o caminho certo. Muito obrigado,e a maior felicidade do mundo.

    Carlos Rebelo

    ResponderEliminar
  9. Olá prof. Carlos, muitas vezes tenho lido este seu ADEUS que me tem custado a aceitar, pois sabemos que é , foi e será sempre lembrado por todos os que consigo passaram horas intermináveis nesta Academia...Não consigo perceber o que leva uma direcção de um clube Centenário como este a não aceitar a continuidade deste seu/vosso Trabalho, tão bem desenvolvido...Não consigo entender, embora sabendo que no "Mundo do Futebol" assim acontece, o que leva a estas transferências tão Desagradáveis para todos a serem concluidas...Como é que poderá esta Academia chegar a Bom Porto se a meio de Junho ainda ninguém desta Direcção deste clube centenário se dignou a informar os pais ou os alunos que são a verdadeira Alma desta Academia do que vai acontecer?!!Professor Carlos para onde quer que vá não se esqueça nunca de nós e dos nossos miudos que gargalharam, choraram, correram, saltaram, cantaram com todos vós treinadores, colegas, companheiros de competição e diversão...Só me resta desejar-lhe Boa Sorte e um Muito obrigada...Até Já

    ResponderEliminar
  10. A/C: Exmo. Sr. Presidente e respectiva Direcção
    Futebol Clube Barreirense

    Barreiro, 14 de Junho de 2010


    Olá bom dia, eu sou mãe de um dos Atletas da Academia de Futebol e tal como tantos outros pais estou expectante em relação ao futuro da mesma assim como dos atletas que dela fazem parte…A saída do Sr. Professor Carlos Fernandes deu um “valente” abanão a todos nós espero que a vós também, pois nos 4 anos de coordenação o seu trabalho e do seu grupo de profissionais foi fantástico.
    Da parte do sr. Professor houve trabalho, empenho, dedicação, suor, lágrimas, gargalhadas, educação, competição, perseverança, amizade, teimosia…um misto de emoções e sentimentos vividos por eles (treinadores), pelos nossos/vossos atletas e por nós pais…Estive presente como tantos outros na abertura do ano centenário deste centenário clube e a mensagem que por lá deixaram (associados, direcção, ex e presentes atletas) era a de que em conjunto iríamos enaltecer este bom nome…deste bom clube que é uma referência Nacional – O Futebol Clube Barreirense…
    Como querem vós direcção deste tão sonante clube enaltece-lo, vangloriá-lo, enriquece-lo e torná-lo inesquecível se a esta altura do campeonato deixaram sair uma das pedras basilares da Formação do Futebol?
    Como querem vós Srs. Supostamente da “razão” e “donos” de um pensar atroz fazer tudo o que por vós foi “proferido” naquele belíssimo iniciar de festa do centenário se deixam sair quem mais se empenha e dedica aos nossos atletas – crianças da Academia que sonham ser formados para vingar, ou não, no tão complicado mundo do futebol…Se calhar não é o mundo do futebol e dos clubes em questão que é complicado, mas sim quem os governa…que em tom desgovernado abre as portas de sua “casa” e deixa sair os bons filhos que a ajudaram a erguer…Que raio de pais são esses que sabem os riscos que correm e que mesmo assim deixam os “filhos” sair???
    Era suposto a “família Barreirense” subsistir e vingar como em outros tempos áureos do clube…no entanto essa família começa agora a desmoronar-se tal qual como um castelo de areia…
    Convidava (sim porque até parece que precisam de convite) para descer à Academia de Futebol e inteirar-se mas inteirar-se mesmo das necessidades dos Atletas, dos treinadores, das equipas de meninos (novamente CAMPEÃS) e perguntar-lhe, mas perguntar-lhe com carinho, formação e educação o que é que precisam e o que é que desejavam para a próxima época e de certeza que as respostas serão aquelas que vocês já calculam mas que nunca tiveram coragem de perguntar


    Sem Outro Assunto de Momento
    Com os Melhores Cumprimentos
    Zita Avó

    ResponderEliminar