Foi durante dois dias que a equipa de Escolas A participou na Encarnação - Mafra neste torneio com a presença de 12 equipas e excelentemente bem organizado pelo clube local.
Durante dois dias a emoção foi muita mas o fundamental nestes torneios é o convivio, as regras de equipa, o consolidar de principios pedagógicos de grupo, a verificação da aquisição de novos skills para as fases seguintes, etc. A nossa equipa esteve quase perfeita. Sempre com a postura adequada dentro e fora de campo, respeitando a filosofia do clube no que diz respeito a representações externas, mostrando e realçando o porquê do nosso clube ser cada vez mais referência ao nível do futebol formação.
Verifiquei um desenvolvimento enorme desde que começámos em Junho na nossa equipa. Não só na qualidade de jogo, mas na postura fora de campo dos nossos atletas, no constante apoio dos pais e familiares, na reacção a momentos menos bons, são qualidades que vão ser fundamentais para a fase que se adivinha.
Passemos ao Torneio propriamente dito:
Na fase de grupos jogámos dois jogos de 20 minutos cada, com um grau de dificuldade razoável, vencemos a equipa da casa por 5 a 0, e uma equipa também daquela região, GD Barril por 2 a 0.
Com estes resultados passámos à meia final que seria jogada no sábado.
Calhou-nos a equipa do Atlético CP, da região de Lisbos. Num jogo de duas partes de 15 minutos fomos muito superiores. Jogámos com uma qualidade enorme, respeitando os principios ofensivos e defensivos de jogo, mostrando o porquê da nossa evolução. Mais, num ambiente adverso porporcionado pelos atletas e apoiantes contrários, a nossa equipa foi fria e calculista. Aqui neste aspecto mental mostrámos que estamos muito fortes e preparados para enfrentar qualquer adversário. Da bancada choveram até objectos e os nossos jogadores nem pestanejaram, aliás jogaram ainda mais derrotando a equipa contrária por 6 a 0.
Passámos assim à final do Torneio que seria jogada passadas seis longas horas de espera. Com o almoço pelo meio (com a sopa toda comida, meu deus que sacrificios...) mantivemos a concentração para o referido jogo. A final foi jogada com o CAC da Pontinha, equipa fortissima da zona de Lisboa, sendo que normalmente esta equipa equilibra os jogos com SL Benfica, Sporting, etc...
Já tinhamos jogado contra esta equipa no Torneio do CAC no final da época passada e tinhamos perdido. Mais uma razão para me deixar extremamente satisfeito com os meus atletas. Sem se intimidarem novamente a um ambiente adverso, jogámos e fomos quase perfeitos. Na primeira parte dominámos o jogo, tivémos algumas oportunidades e concretizámos uma. Durante a segunda e por opção nossa demos o dominio do jogo ao adversário tentando sair em contra ataques rápidos para concretizar. Estivémos perfeitos no que diz respeito aos principios de jogo defensivos, bravissimos, sem medo, enfrentando e ganhando quase todos os duelos. Ofensivamente falhámos ainda uma ou duas ocasiões. Acabámos o jogo com uma vitória por 1 a 0, num jogo emotivo e que mostrou-me que se estivermos focados nos nossos objectivo dificilmente alguem nos ultrapassará.
Por fim a entrega de prémios, tendo a nossa equipa recebido além do primeiro lugar, mais dois prémios. Um de caracter individual, votado por todos so treinadores e organização, o "Melhor Jogador do Torneio" para o Tiago Ribeiro, que relebrou logo que o prémio era dele e de toda a equipa. O outro prémio foi colectivo e tem a ver com os valores que a nossa equipa demonstra. Vale o que vale num torneio como este, mas mostra que os nossos meninos estão cada vez mais homenzinhos. Foi o prémio Fair Play que deixou-nos tão ou mais satisfeitos que o primeiro lugar.
Deixo aqui a classificação final do Torneio:
1º FC Barreirense
2º CAC
3º SCU Torreense
4º Atlético CP
5º Sporting CP
6º GD Barril
7º SC Encarnacense
8º União Leiria
9º GDU Ericeirense
10º CD Mafra
11º GS Carcavelos
12º SC Encarnacense B
Melhor Jogador - Tiago Ribeiro - FC Barreirense
Fair Play - FC Barreirense.
Por fim relembro só dois ou três aspectos. Este torneio foi somente mais uma etapa no nosso longo caminho. Foi bom ter corrido da forma como correu, porém teremos que manter a humildade e a postura demonstrada até aqui para enfrentarmos a IIIª Fase do nosso campeonato. Não tenho dúvidas que se mantivermos a nossa forma de ser bravissima, guerreira, amiga, e com a qualidade de jogo que mostramos, seremos todos muito mais felizes no dia 13 de Junho...
Carlos Fernandes
Coordenador Técnico do Futebol Formação
PS - Agradeço as fotos cedidas pelos pais do Rafael Bernardo e pelo pai do Ricardo Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário