terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Infantis A: Balanço e projecção da época.




Neste momento de pausa na competição do escalão de Infantis A fica o balanço da época desportiva realizada até agora e que foi extremamente positivo nas diferentes facetas da formação colectiva e individual dos jovens atletas pertencentes à nossa equipa.

Quando falamos da componente formativa de jovens atletas é necessário ter presente que nem sempre os resultados desportivos traduzem o trabalho ao nível de treino que se realiza, no entanto, muitas das vezes o resultado também impera e ajuda os jogadores e equipas técnicas em conjunto a avaliar e corrigir o trabalho desenvolvido até determinado momento.

Assim sendo, iniciámos a pré-época com quatro jogos de treino para avaliar o plantel que tinhamos à disposição e efectuar os acertos necessários para entrarmos na competição de forma consolidada e tornar a equipa o mais homogénea possivel de forma a não haver grandes oscilações durante toda a época. Nesses 4 jogos de treino obtivémos 4 vitórias.

Na 1ª fase da competição tivémos um desempenho muito bom e que tinhamos projectado até então, no entanto, revelou-se demasiado fácil dada a qualidade abaixo da média da maior parte das equipas que faziam parte da nossa série. Assim, em 9 jogos obtivémos 9 vitórias com 124 golos marcados e apenas 4 golos sofridos.

Por outro lado, para além do objectivo de formar e tornar a equipa cada vez mais forte, utilizámos todos os jogadores que fazem parte do plantel dando minutos de competição a todos eles por forma a curto prazo poderem responder positivamente quando chamados a jogar e, a médio/longo prazo poderem estar o mais preparados possivel para integrar o escalão de iniciados B, ou seja, a iniciação no futebol 11.

Também os métodos de treino e os princípios de jogo adquiridos foram consolidados ao longo do tempo encontrando-se agora numa etapa mais avançada tal como tinha sido projectado.

Porém, antes desta pausa já iniciámos a 2ª fase e obtivémos uma excelente vitória fora perante o 1º Classificado da série D, entrando com o pé direito nesta competição que irá ter um grau de dificuldade muito maior.

Demonstrámos até ao momento ter um grupo forte, coeso, sem protagonismos e com a intenção de ultrapassar todos os obstáculos que surjam através de uma grande aplicação jogo a jogo no intuito de discutir os 3 pontos em cada um deles.

Uma palavra também para os pais que têm dado um grande apoio à equipa, estando presente em todos os jogos.

Até ao final da época esperamos que a tranquilidade seja uma constante no desenvolvimento do trabalho destes jovens atletas, proporcionando e garantindo o seu progresso no âmbito desportivo, nunca descurando dois domínios que são essenciais na educação / formação de qualquer Ser Humano, ou seja, as vertentes social e escolar.

Os Infantis A desejam a todos os sócios, familiares, simpatizantes e amigos um Feliz 2010!

O Treinador
Nuno Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário